Pular para o conteúdo principal

Conceitos Básicos

Modelagem de dados

Definição de modelo

Para que possamos falar em modelagem de dados, no significado mais amplo do termo, temos de ter claro o que representa cada um dos dados envolvidos nesse processo. Assim, vamos inicialmente procurar a fundo o conceito de modelo. Parece vulgar, a todos nós, o que é um modelo, mas por hora, vamos esquecer o exterior puramente informático ao qual estamos presos e descobrir outras possibilidades convenientes.

A seguir, temos uma definição, entre as várias prováveis, que individualmente parece bastante aplicável a grande parte dos casos que iremos emoldurar.

Modelo é a representação abstrata e simplificada de um sistema real, com a qual se pode explicar ou testar o seu comportamento, em seu todo ou em parte.

Para validar essa definição, vamos partir de um caso bastante conhecido de todos nós. Consulte seu jornal de domingo, qualquer que seja. Olhe para um anúncio que tenha uma foto da maquete de um apartamento, ou para o desenho de uma planta baixa de um imóvel qualquer no caderno imobiliário. Você consegue perceber modelos à sua frente? O que nos diz a definição acima?

"Um modelo é uma representação abstrata e simplificada."

Sim, inclusive algumas vezes essas maquetes ou plantas são tão abstratas e simplificadas que nem sequer chegamos a ter certeza do imóvel que estamos comprando, mas de qualquer modo você pode identificar e escolher entre uma quitinete ou um apartamento de quatro quartos com varanda mesmo antes de ter ido até o local da construção, certo? Isso é um modelo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é c++

Neste post vamos falar sobre uma linguagem de programação que é base para outras linguagens ex: Java e C#, pois a sintaxe é muito parecida. Vou contar como surgiu esta linguagem. Seu primeiro nome foi "C com classes". A razão de a linguagem C se chamar C é porque ela foi sucessora de uma linguagem que se chamava B, que foi desenvolvida por Ken Thompson em 1970 e que rodava em um DEC PDP-7, um computador muito menos potente do que um PC moderno.      Em 1972 Dennis Ritchie e Ken Thompson criaram a Linguagem C para aumentar o poder do B. Depois de certa ocasião, os programas em C ficavam cada vez maiores e algumas pessoas começaram a achar que as construções de programação padrão simplesmente não estavam à altura da tarefa. Uma solução seria tornar os programas mais modulares, através do uso de funções. No entanto algumas funções acabavam precisando compartilhar dados, outras precisavam coordenar seu trabalho com outras e, de novo, era possível acabar precisando ter de guarda…

Melhorando o desempenho do sistema operacional

Boa galera, passados os anos, procurando sempre melhorar o desempenho do XP descobri macetes que apresentaram um bom resultado, pois testei e aprovei em maquinas de clientes e na minha própria máquina. Os resultados me foram bastante satisfatório e gostaria de compartilhar com todos. Bem vamos ao que interessa, pois temos muita pressa em iniciar nosso sistema operacional. PARA USUÁRIO NÃO AVANÇADO, RECOMENDO MUITO CUIDADO AO FAZER ESSES AJUSTES. OBS: Crie um ponto de restauração antes de fazer as mudanças no registro. Ativando o "Large System Cache" Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\SessionManager\MemoryManagement. No lado direito Dê um duplo clique em LargeSystemCache e altere o valor da variável para 1 . Feche o regedit e reinicie. Configurando a CPU para uso de programas e serviços em background Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave: HKEY_LOCAL_MAC…