Pular para o conteúdo principal

O que é c++

 

 

Neste post vamos falar sobre uma linguagem de programação que é base para outras linguagens ex: Java e C#, pois a sintaxe é muito parecida.

Vou contar como surgiu esta linguagem. Seu primeiro nome foi "C com classes". A razão de a linguagem C se chamar C é porque ela foi sucessora de uma linguagem que se chamava B, que foi desenvolvida por Ken Thompson em 1970 e que rodava em um DEC PDP-7, um computador muito menos potente do que um PC moderno.

     Em 1972 Dennis Ritchie e Ken Thompson criaram a Linguagem C para aumentar o poder do B. Depois de certa ocasião, os programas em C ficavam cada vez maiores e algumas pessoas começaram a achar que as construções de programação padrão simplesmente não estavam à altura da tarefa. Uma solução seria tornar os programas mais modulares, através do uso de funções. No entanto algumas funções acabavam precisando compartilhar dados, outras precisavam coordenar seu trabalho com outras e, de novo, era possível acabar precisando ter de guardar na cabeça muitas coisas ao mesmo tempo. Aí então surgiu o Dr. Bjarne Stroustrup e desenvolveu o C++, inspirado em parte por outras linguagens, como o Simula67, Smalltalk, até hoje considerada uma das mais puras linguagens OO (Orientada a Objeto).

    O nome C++ foi criado por Rick Mascitti em 1983, o nome representa um incremento (operador ++ de incremento no C) na linguagem C. A linguagem não foi chamada de D porque é uma expansão da linguagem C. No início não havia documentação de projeto do C++, nem comitê para aprovação dos padrões C++. Com a explosão do C++ foi-se necessário que a unificação protocolar do C++ acontecesse. Após diversos anos e várias propostas de padronizar esta linguagem. Em 1995 foi divulgado um projeto padronizado para revisão pública, e em 1998 foi criado um padrão internacional formalmente aprovado para C++.

 

    O C++ é uma linguagem de estilo genérico para programação de sistemas que:

 

  • É uma linguagem C melhorada.
  • Suporta abstração de dados.
  • Suporta Programação Orientada a Objetos.
  • Suporta Programação genérica.

     

 

Introdução:

 

    Na verdade, um programa nada mais é do que um conjunto de comandos executados em seqüência. Uma instrução controla a seqüência de execução, pondera uma expressão ou não faz nada (a instrução null). Todas as instruções em C++ terminam com um ponto-e-vírgula.

Uma instrução bem simples e corriqueira é a atribuição:

Ex:

x = a + b; (x recebe a+b).

    Reparem que o sinal de = é uma atribuição, que recebe o valor do resultado da adição a + b. O operador de atribuição atribui qualquer coisa que esteja à direita de qualquer coisa que esteja à esquerda.

Tipos de dados:

Int: 5, 8, -10, 548, -989 ( Números positivos e negativos sem partes decimal ).

float: 4,4, -7,6, 10,50, -9,5 ( Números positivos e negativos com partes decimal ).

string: Rua: Qualquer, 68, João + Pedro = João Pedro (Concatenar).

Char: Permite armazenar apenas um Caracter (um dígito ou uma letra ou um sinal de acentuação ou sinal de pontuação).

boolean: Verdadeiro ou falso ( ou seja, valor verdadeiro ou falso).

Variáveis (var): São endereços de memórias destinados a armazenar informações temporárias.

Constantes (const): São endereços de memórias destinados a armazenar informações fixas.

 

Declaração de variáveis e constantes:

 

int num1, num2, soma;

 

const PI = 3,1416;

 

Operadores aritméticos (%, *, /, +, -).

 

% Modulo (devolve o resto da divisão entre dois valores inteiros)

 

* Multiplicação

 

/ Divisão

 

+ Adição

- Subtração

 

Incremento e decremento:

 

    Outro exemplo de linguagem econômica ao digitar código são os operadores de incremento (++) e decremento (--) eles aumentam ou reduzem 1 ao valor guardado na variável. São equivalentes a +=1 e a - = 1, respectivamente assim:

 

a++;

a=+1;

a=a+1;

 

São todos equivalentes e suas funcionalidades são incrementar 1 no valor de a.

Operadores Relacionais:

< Menor

> Maior

<= Menor ou Igual

>= Maior ou Igual

== Igual

! Diferente

Obs: Usando operadores relacionais o resultado é lógico. Verdadeiro ou Falso.

Lógicos:

E (&&)

Ou (||)

Não (!)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conceitos Básicos

Modelagem de dados Definição de modelo Para que possamos falar em modelagem de dados, no significado mais amplo do termo, temos de ter claro o que representa cada um dos dados envolvidos nesse processo. Assim, vamos inicialmente procurar a fundo o conceito de modelo. Parece vulgar, a todos nós, o que é um modelo, mas por hora, vamos esquecer o exterior puramente informático ao qual estamos presos e descobrir outras possibilidades convenientes. A seguir, temos uma definição, entre as várias prováveis, que individualmente parece bastante aplicável a grande parte dos casos que iremos emoldurar. Modelo é a representação abstrata e simplificada de um sistema real, com a qual se pode explicar ou testar o seu comportamento, em seu todo ou em parte. Para validar essa definição, vamos partir de um caso bastante conhecido de todos nós. Consulte seu jornal de domingo, qualquer que seja. Olhe para um anúncio que tenha uma foto da maquete de um apartamento, ou para o desenho de uma pla…

Melhorando o desempenho do sistema operacional

Boa galera, passados os anos, procurando sempre melhorar o desempenho do XP descobri macetes que apresentaram um bom resultado, pois testei e aprovei em maquinas de clientes e na minha própria máquina. Os resultados me foram bastante satisfatório e gostaria de compartilhar com todos. Bem vamos ao que interessa, pois temos muita pressa em iniciar nosso sistema operacional. PARA USUÁRIO NÃO AVANÇADO, RECOMENDO MUITO CUIDADO AO FAZER ESSES AJUSTES. OBS: Crie um ponto de restauração antes de fazer as mudanças no registro. Ativando o "Large System Cache" Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\SessionManager\MemoryManagement. No lado direito Dê um duplo clique em LargeSystemCache e altere o valor da variável para 1 . Feche o regedit e reinicie. Configurando a CPU para uso de programas e serviços em background Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave: HKEY_LOCAL_MAC…