Pular para o conteúdo principal

Melhorando o desempenho do sistema operacional

Boa galera, passados os anos, procurando sempre melhorar o desempenho do XP descobri macetes que apresentaram um bom resultado, pois testei e aprovei em maquinas de clientes e na minha própria máquina. Os resultados me foram bastante satisfatório e gostaria de compartilhar com todos. Bem vamos ao que interessa, pois temos muita pressa em iniciar nosso sistema operacional.

PARA USUÁRIO NÃO AVANÇADO, RECOMENDO MUITO CUIDADO AO FAZER ESSES AJUSTES.

OBS: Crie um ponto de restauração antes de fazer as mudanças no registro.

Ativando o "Large System Cache"

Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\SessionManager\MemoryManagement. No lado direito Dê um duplo clique em LargeSystemCache e altere o valor da variável para 1 . Feche o regedit e reinicie.

Configurando a CPU para uso de programas e serviços em background

Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE>SYSTEM>CurrentControlSet>Control>PriorityControl E modifique o Valor da chave "Win32PrioritySeparation". O valor padrão é "2" Decimal. Os valores que podem ser utilizados são:

0 = Iguala o nível de processamento entre Programas e Serviços em Background

1 = Prioriza aos Serviços em BACKGROUND

2 = Priorizam os Programas

Configurando o "arquivo de paginação" ou "Page file" (memória virtual)

Em um computador que tenha muita memória RAM, pode-se diminuir o tamanho da memória virtual do Windows, que é utilizada sempre que se esgota a capacidade de memória RAM, é um artifício muito bom, da Microsoft, mas como se trata de um artifício, o desempenho do seu micro também fica comprometido. Dependendo da quantidade de memória RAM que você tiver, é possível diminuir o Page file (arquivo de troca ou paginação) que é o arquivo de memória virtual do Windows. Um cálculo que você poderá fazer para adequar a sua memória virtual é multiplicar a sua memória RAM instalada por 1,5. Multiplicado por 1,5 obterá o valor como mínimo e máximo, isso fará com que você não tenha perda de desempenho e fragmentação. Para você poder fazer essas alterações siga esses passos: Menu Iniciar Painel de controle Sistema>Avançado>Desempenho>Avançado>Memória Virtual>Alterar, Coloque o valor que você obteve com o cálculo, clique em definir e ok. Se você notar travamentos, selecione "deixar que o Windows gerencie a memória virtual"

Configurando o "cache L2" no registro

Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave:

O Windows XP, não lida muito bem com o Cache L2. Se você souber exatamente o quanto de Cache L2 seu processador tem, edite no registro do Windows. Em:HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Control/SessionManager/ MemoryManagement Procure pelo valor SecondLevelDataCache. Dê um duplo clique. Na janela que se abre marque a opção: "Decimal" e em "Value Data" digite quantos kilobytes de Cache L2 o seu processador tem.

Desative os "Executive Components"

Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave:

(Recomendado para quem tem 256 Mb de RAM, ou mais) Alguns componentes do Windows (drivers, o próprio kernel e o HAL), são carregados diretamente do disco rígido. (Que é mais lento do que a RAM). Ao desativar a paginação desses componentes, o Windows XP fica obrigado a mantê-los cacheados na memória RAM, deixando o tempo de leitura mais rápido. Entre no registro e localize: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\SessionManager\Memory Management. Dê um duplo clique em "DisablePagingExecutive" e altere o valor da variável para 1 (um).

Recuperando RAM após o fechamento dos programas

Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave:

Este processo retira todas as DLLs da RAM, que deixaram de ser usada após o fechamento de programas, causando mensagens de falta de memória, lentidão com o passar das horas ou eventuais travamentos. (ocorre muito com jogos pesados). Abra o registro e procure a chave:HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Microsoft/Windows/CurrentVersionExplorer Crie uma nova subchave (Tipo: REG_SZ String Value) chamada "AlwaysUnloadDLL", e marque como padrão o valor "1" para desabilitar o "Windows caching the DLL in memory". Reinicie o Windows para conseguir o efeito.

Acelerando a taxa de Refresh

Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave:

Para refrescar uma janela mais rapidamente após mudanças, siga estes passos e reinicie. Executar, regedit HKEY_LOCAL_MACHINE>System>CurrentControlSet>Control>UpdateMode. Na janela da direita dê dois cliques em "Update", e altere o valor de "01" para "00".

Acelerando o Menu iniciar

Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave:

Para fazer com que o Menu Iniciar fique com mais velocidade, você terá que fazer uma alteração na chave de seu registro. Caminho: Iniciar>Executar>digite regedit. Procure a chaveHKEY_CURRENT_USER/Control Panel/Desktop. Ache o item MenuShowDelay na lista da direita, com dois cliques nele abrirá uma caixa, digite o valor de 100, o default do Windows é 400. Reinicie seu computador para sentir o efeito.

Acelerando o sistema pelo system.ini

Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave:

Se o seu computador tem uma memória RAM razoável (128Mb ou mais), tente adicionar a seguinte linha à secção [386 Enh] ao seu arquivo Windows SYSTEM.INI (Você pode fazer isto através da utilização Sysedit - introduza Sysedit na caixa Iniciar>Executar). Isto pode reduzir a quantidade de troca de discos que o Windows faz, e assim acelerar o seu sistema. Copie essa linha abaixo:

32BitDiskAccess=on

32BitFileAccess=on

DMABufferSize=64

MinSPs=16

PageBuffers=32

ConservativeSwapfileUsage=1

Obs: Avalie se tem algum elemento repetido, se tiver, apenas troque o valor e cole embaixo da

Linha [386enh] não deixe espaços entra as linhas. Agora é só reiniciar.

Agora, o Windows vai gerenciar melhor os arquivos de 32BITS, e a memória vai ficar disponível

para todos os programas e jogos.

Apague pontos antigos de restauração

Eliminar Pontos de Restauração antigos. Você poderá ganhar em espaço no seu HD, pois um espaço em disco é alocado para essa função. Uma boa medida antes de criar um ponto de Restauração de Sistema é apagar os pontos de restauração antigos. (caso seu computador não apresente problemas). Para abolir os pontos de restauração antigos: Iniciar>Acessórios>Ferramentas de Sistema>Limpeza de Disco. Na janela que abrir, clique em mais opções>Restauração de Sistema>limpar. Todos os pontos de Restauração de Sistema anteriores serão deletados com exceção do mais recente.

Desabilitando a Hibernação para proveito de desempenho

Se você não utiliza o recurso hibernar, desabilite-o, pois esta opção consome grandes recursos do computador. Clique em Iniciar>Painel de Controle>Opções de energia. Vá até a aba Hibernar, desmarque a opção Ativar hibernação, clique em Aplicar e ok depois.

Desinstalar Assistente para limpeza da área de trabalho

É outra opção disponibilizada que também consome recursos. Para desabilitá-la: Painel de Controle > Vídeo > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Geral >Desabilitar "Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias".

Desabilitando o Relatório de Erros

Quando um programa do Windows XP - da própria Microsoft ou de terceiros - é fechado por algum problema, o sistema operacional exibe a janela do Relatório de erros. Com ele, você pode informar a empresa sobre o ocorrido. Se você não tem o hábito de fazer isso, é possível desabilitar o recurso. Siga os passos abaixo: clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Meu Computador e selecione a opção propriedades, selecione a orelha avançado, clique no Botão relatório de erros selecione a opção desabilitar relatório de erros, clique no botão OK

Internet Explorer abrindo mais rápido

Iniciar>Executar/ digite: regedit e clique em ok. Navegue até a chave:

No Windows XP como também no Windows 2000, tem uma papel que faz com que o Internet Explorer faça uma pesquisa por tarefas agendadas sempre que é aberto, isso acarreta uma certa demora sempre que o Internet Explorer é aberto, mas tem um jeito de eliminar essa procura por tarefas agendadas editando o registro do sistema, siga esses passos: Caminho:Iniciar>Executar>digite regedit Procure a chave:HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/Explorer

/RemoteComputer/NameSpace Na coluna da direita procure a chave: ClassIdkey {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF} - delete essa chave sem medo. Feche o editor de registro e abra o Internet Explorer, Você notará que o seu Internet Explorer abrirá muito mais rápido. Internet Explorer carregando em branco Clique com o botão direito no atalho do Internet Explorer, em Propriedades, na linha "objeto" e após as aspas adicione o comando "–nohome". Seu Internet Explorer vai iniciar em branco e bem mais rápido (não é a mesma coisa que "usar em branco" existente no menu opções do internet explorer)

Liberando 20% de sua banda de rede/internet

O Windows XP possui um recurso (Agendador de pacotes QoS) que "reserva" 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio. Para desabilitá-lo, siga os seguintes passos:

a) Iniciar>Executar, digite gpedit.msc e pressione OK Configuração do computador>Modelos Administrativos>Rede

b) Selecione, na janela esquerda, "Agendador de pacotes QoS". Na janela da direita, dê duplo clique na em "Limite de reserva de banda"

c) Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha "Limitar % da banda", digite 0 (zero). Clique em aplicar, OK e saia

d) Vá às configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique na conexão existente com o botão direito e escolha Propriedades; na guia geral habilite o agendador de pacotes QoS; se já estiver assim, deixe. O próximo passo é reiniciar o computador. Se houver outros computadores na rede, siga os mesmos procedimentos neles;

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns pelo post. Mto bom o assunto, gostei principalmente da dica sobre "Acelerando o sistema pelo system.ini".
Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Números Binários

Na natureza, todo tipo de informação pode assumir qualquer valor compreendido em um intervalo de — ∞ a + ∞ . Você consegue distinguir, por exemplo, uma cor vermelha que esteja um pouco mais clara de outro tom de vermelho. Consegue distinguir um som mais alto do que outro. Consegue perceber quanto um ambiente está mais claro do que outro. Todo esse tipo de informação é conhecido como informação analógica . A construção de circuitos eletrônicos teoricamente deveria seguir os mesmos moldes da natureza a fim de se tornar o mais real possível. No entanto, na hora da construção de circuitos eletrônicos para o processamento de informações, a utilização de informações analógicas tornou-se um grande problema. Para você ter uma idéia, imagine um determinado circuito eletrônico comunicando-se com outro a uma certa distância. Vamos dizer que os dois dispositivos permitam informações analógicas. Se um dispositivo enviar um determinado valor e, durante o percurso, houver um problema qualquer (em e

O que é c++

    Neste post vamos falar sobre uma linguagem de programação que é base para outras linguagens ex: Java e C#, pois a sintaxe é muito parecida. Vou contar como surgiu esta linguagem. Seu primeiro nome foi "C com classes". A razão de a linguagem C se chamar C é porque ela foi sucessora de uma linguagem que se chamava B, que foi desenvolvida por Ken Thompson em 1970 e que rodava em um DEC PDP-7, um computador muito menos potente do que um PC moderno.      Em 1972 Dennis Ritchie e Ken Thompson criaram a Linguagem C para aumentar o poder do B. Depois de certa ocasião, os programas em C ficavam cada vez maiores e algumas pessoas começaram a achar que as construções de programação padrão simplesmente não estavam à altura da tarefa. Uma solução seria tornar os programas mais modulares, através do uso de funções. No entanto algumas funções acabavam precisando compartilhar dados, outras precisavam coordenar seu trabalho com outras e, de novo, era possível acabar precisando ter de g